terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

FIDEL JÁ VAI TARDE? PERGUNTE A UM CUBANO.

Essa é, na minha opinião, a melhor estratégia. Quem melhor para responder a uma pergunta dessas do que um nativo da ilha, um habitante de Havana, a "Paris do Caribe" dos anos 1950? Daquilo que lí a respeito hoje, gostei do especial do UOL. Uma dezena de cliques, uma boa hora de leitura e você está pronto para discutir a história de Cuba e a renúncia de Fidel Castro sem passar vergonha com a galera. E o que é melhor, formar sua própria opinião a respeito. Se é que isso vai ser tema de conversa entre a galera. Em todo caso, fica a pergunta: O barba demorou para sair, ou não?

Já em Salvador, Caetano Veloso disse achar Osama Bin Laden "um homem bonito". Essa é uma maneira de olhar para o terrorista mais procurado do planeta, sem dúvida. O terrorista de uns é o herói de outros. Por essa ótica, Fidel Castro é meio feioso. Isso fui eu quem disse. Mas gostei do que lí também em "Biografia a duas vozes", entrevista de Fidel a Ignácio Ramonet. Não se pode julgar ou criticar alguém daquele porte, assim, sem mais nem menos. Não que ele seja muito grande ou alto, pelo contrário. Me refiro ao porte histórico e político do homem que, entre outras coisas, encarou os americanos e os expulsou da ilha, depois da revolução.

O melhor da história é que Fidel não se considera um ditador.

49 anos no comando de Cuba que o digam...

O fato é que nunca fui a Cuba. Mas quero ir. Sou fã de Ernest Hemingway, que morou em Havana e foi amigo de Fidel. Naquela cidade, em 1952, Hemingway escreveu "O velho e o mar", ganhando o Prêmio Pulitzer pelo livro naquele ano e dois anos mais tarde, o Nobel de Literatura. Sua casa se tornou um museu e com ou sem Fidel, eu vou.

Hemingway é genial. Cuba, dizem amigos meus que foram, é show e Fidel...

Pergunte a um cubano.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/especial/2008/cuba/

Nenhum comentário: